Thursday, June 29, 2006

Marcas que incomodam

Essas marcas e recordes que apareceram este ano na seleção brasileira só incomodam. Goleador, jogador com o maior número de partidas, com maior número de vitórias, e até um zagueiro que tenta jogar o mundial sem cometer uma falta. Essa última então, contrariam a frase "zagueiro que se preza não ganha o Belfort Duarte" pode por todo o trabalho a perder. No último jogo contra Gana foi visível a preocupação de Lúcio em não cometer a falta.

E se em algum lance acontecer a necessidade de que a falta seja cometida para impedir um gol? Certamente o adversário fará o gol para que não se prejudique o objetivo máximo do atleta, que não é ganhar o título, mas completar a competição sem o cometimento de faltas. Isso é só um exemplo, mas não há como deixar de sentir que esse tipo de ideal secundário acaba atrapalhando o principal que é a conquista do título.

Ah! Nosso técnico não engana ninguém querendo encobrir o fato de que o time joga mal com o argumento - falacioso - de que "ganhar é show". Ninguém está exigindo que o time dê shows, mas só que jogue bem. Até agora, em algumas situações jogamos mal e, apesar disso, ganhamos, mas até quando?

Monday, June 19, 2006

Utilidade da Copa

Não se fala mais em mensalão, em corrupção, em sanguessuga, a sensação que se tem é que todos os nossos problemas foram magicamente solucionados com esse imenso circo que é a copa do mundo. Não se fala em outra coisa, não se pensa em outra coisa, tudo é copa, tudo é Ronaldinho gorducho e os seus problemas, a luta para conquistar o hexacampeonato.

Importante tudo isso, porque ser campeão mundial de futebol representa muita coisa para esse povo. Representa... representa... representa... bem, representa ser primeiro em alguma coisa nesse mundo que não seja alguma desgraça, como ser primeiro no mundo em má distribuição da renda nacional, ou detentores da maior taxa de juros do mundo ou do maior índice de criminalidade.

Para isso presta uma copa do mundo de futebol. Só para isso.

Wednesday, June 14, 2006

Blogar sobre futebol?

E por que não? Afinal, esse é o país do futebol. Eu achei até bonitinha e emocionante a imagem do velho Zagallo em terras alemãs segurando a imagem de Santo Antonio, recebendo um gordo salário para ser o responsável pela nossa superstição, ele é assessor para assuntos de superstição, enquanto os outros trabalham ele fica calculando tudo o que dá 13. Será que ele tem um salário de 13 digítos?

Wednesday, June 07, 2006

Você viu?

- Você viu o que aconteceu ontem no Senado Federal?
- O quê?
- No Senado, a quebradeira.
- Teve quebradeira é.
- Teve, você não soube nada a respeito?
- É parece que houve alguma coisa por lá, mas sinceramente não sei e nem me interessa saber...