Incorporamos às avessas as culturas dos outros países. Nos aproximamos do período em que a maioria dos brasileiros estão de férias, o final do ano. Férias passou a significar o período em que nada ou quase nada acontece no terreno esportivo. Os campeonatos das diversas modalidades são interrompidos. Não há futebol, competições automobilísticas, quase tudo que se refere ao esporte é paralisado. É um contra-senso que justamente na época do ano em que todos tem mais disponibilidade de tempo para o lazer ele não esteja disponível.E está se repetindo, como sempre, esse fenômeno. Estamos na época das férias no hemisfério norte, e já a realização da Copa do Mundo de Futebol na Alemanha, o Tour de France, os Torneios de Tênis do Grand Slan, os grandes Majors do Golfe, etc. Certo, afinal de contas é a época certa para a realização de eventos, porque é verão na europa.
O forte da temporada dos diversos certames mundiais coincide justamente com o período de férias do local onde são realizados. Como o período climático mais favorável é o verão, é nele que as coisas realmente acontecem. São países onde a rigidez do inverno impossibilita a realização de eventos à céu aberto. Lógico e compreensível que assim ocorra, só não é compreensível que os nossos campeonatos sigam a regra às avessas.
Resumindo, sendo o verão o melhor clima para as férias e para a realização dos eventos esportivos, os países do hemisfério norte unem o prático ao agradável: as condições favoráveis de tempo com a disponibilidade de todos para o lazer.
Aqui do outro lado do planeta, com condições para a realização de eventos o ano todo, quase tudo acontece no inverno, no verão, quando temos disponibilidade de tempo, sem nada para fazer nós descansamos, ou quem sabe, para continuarmos imitando os paises do hemisfério norte, já que lá é epoca de esportes de inverno, arriscaremos um passeio até a Cordilheira dos Andes para praticar esqui ou escalada de montanha.
O brabo será quando chegar o nosso verão, vamos entrar no marasmo de sempre, de não ter programação alguma para assistir; não haverá eventos na europa, lógico!, lá será inverno e não haverá eventos aqui, porque gostamos de copiar os europeus em tudo, até mesmo quando essa cópia é às avessas!