Saturday, August 19, 2006

Crimes Perfeitos

Engana-se quem não acredita na existência dos chamados crimes perfeitos. Nosso país é o que se pode chamar de um verdadeiro celeiro dos crimes perfeitos. Ou é o perfeito exemplo de que eles existêm. E em profusão. Sem querer apelar para uma precisão de que não disponho, pode-se afirmar que os crimes perfeitos - aqueles em que o autor não recebe nenhum tipo de sansão; ou aqueles que acabam terminando em pizza - andam na casa dos 95% ou mais por aqui.

Por isso é que se pode afirmar que por aqui o crime compensa: os autores cometem os delitos na certeza de que restarão impunes, na certeza de que não terão de pagar pelos delitos cometidos; ou, na pior das hipóteses, que terão de pagar um valor não adequado, não equivalente com o delito cometido.

Por uma série de distorções da nossa legislação, crimes que em outras sociedades representam penas privativas de liberdade de 20 ou mais anos, aqui são pagas com 3 ou 4 anos, depois que são concedidas uma série de benefícios aos infratores, o que se constitue em um verdadeiro incentivo ao crime. Depois a "sociedade" não sabe porque o crime anda aumentando tanto...

Tuesday, August 01, 2006

Definições

Certas coisas devem restar definidas: É preciso preparo intelectual para ser presidente da república? É uma defesa suficiente para ser candidato a qualquer cargo público a afirmação de que "os nossos podem ser desonestos, mas os outros também foram"? Se não há necessidade de preparo, se qualquer néscio pode ser presidente da república, se o critério de probidade para os cargos públicos não é a honestidade, mas a precedência de iguais, então tudo está muito bem!