Thursday, January 14, 2010

O que se pode dizer?

Sempre reclamo das pessoas que agem sem pensar. Pode parecer implicância minha, mas o que nos faz diferentes dos demais animais senão a nossa capacidade de pensar? Usar dessa capacidade é, pois, tão vital como respirar. Claro, sempre há a possibilidade de agirmos como seres irracionais, como animais, mas não me parece uma solução, ao menos , uma solução inteligente.

Existe também uma teoria evolutiva que fala em uso e desuso. Perdemos nosso rabo pela falta de utilidade, já que podemos espantar os insetos com o uso das mãos e costumamos nos limpar depois de defecar. Para o cérebro vale a mesma regra: quanto menos ele for usado, menos se desenvolverá, perdendo aos poucos a sua utilidade.

Como posso interpretar um banner na internete que tem a seguinte mensagem: "1 mensagem nova. O teu endereço de ip foi selecionado com um vencedor potencial. Clique aqui"? Alguns dirão que ninguém vai clicar numa estrovenga dessas. Discordo usando a mesma teoria, do uso e desuso, digo que se alguém anuncia usando uma estupidez dessas é porque existe gente estúpida suficiente para clicar na imbecilidade.

O mesmo pode se dizer dessa avalanche de comerciais que invade todos os meios de comunicação. Como alguém racional pode, digamos, gostar de algo tão estúpido como um "gingle"? Ou comprar produtos anunciados que valem menos do que um décimo do preço ofertado? Ou optar por um determinado produto porque uma dessas também discutíveis celebridades assim o recomendou?

Depois não fica difícil de prever como é que nos saímos quando qualquer decisão depende de um pequeno esforço no uso da massa cinzenta. Porque votamos tão mal? Porque somos enganados a toda hora pelos políticos? Porque elegemos e reelegemos reconhecidos pilantras e canalhas? Porque um desses idiotas simplesmente se defende com um "eu não sabia" e todo mundo acredita?

O que se pode dizer?

No comments: