No próximo dia 20 Barack Obama tomará posse como o 55º Presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Conforme a Constituição Norte-Americana, deverá fazer o juramento previsto para quem toma posse no cargo: “Eu solenemente juro que vou executar fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e vou fazer o possível para proteger, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”.
Já é uma tradição que os presidentes encerrem o juramento com a expressão "So help me God" - "Com a ajuda de Deus" -, que não consta do juramento, mas que passou a incorporar essa súplica quando o primeiro líder do país, George Washington, teria incluído a menção a Deus no final, em 1789. Um advogado ateu norte-americano recorreu a um tribunal para que a expressão não fosse incluída no juramento, mas o juíz não julgou procedente o pedido.
Eu acho que não custa nada pedir essa ajuda ao Criador. Pelo sim, pelo não, mais ajudará do que atrapalhará o governo de Barack Obama, que precisa de toda a ajuda disponível para levar a bom cabo o seu governo depois das trapalhadas de George Bush.
No comments:
Post a Comment