Wednesday, November 01, 2006

Brincando com coisa séria

No último post eu apresentava como exemplo de coisa que vai bem nesse país a Bovespa - Bolsa de Valores do Estado de São Paulo. E se as coisa sempre vão bem para o lado da bolsa - para o lado dos investidores - é porque, apesar das bolsas serem consideradas locai onde se jogam com os fatores de riscos normalmente encontrados em economia capitalistas, a nossa é diferente.

A nossa é diferente porque é um sistema montado para só dar lucro ao capitalista, não há meios de se ter prejuízo nesse jogo. Me entenda bem, não estou dizendo que qualquer um do povo, qualquer aventureiro sempre ganhará dinheiro em bolsa, estou dizendo que os grandes investidores sempre ganham dinheiro na bolsa.

No pior dos cenários, inventam-se os riscos sistêmicos, nome que é dado quando os grandes investidores deveriam (ou seguindo as regras do jogo, por ser um mercado de risco, poderiam) perder, mas aí essa cláusula - do risco sistêmico - entra em vigor e você, caro amigo, e eu, o povo todo, pagamos a conta para que não haja prejuízo a essa elite.

E assim tem sido nos últimos anos. Um dia, quem sabe?

No comments: