Wednesday, January 11, 2006

Bóris Casoy

Ele se tornou conhecido com o bordão "Isso é uma vergonha!" e foi o âncora do Jornal da Record de 14 de julho de 1997 a 30 de dezembro de 2005, Boris Casoy sempre foi um crítico feroz das administrações públicas. Na atual administração petista, não foi diferente, mas o que foi diferente foi a reação desse que se diz um partido defensor da causa democrática, mas que adora calar a imprensa, e que acabou provocando a rescisão do seu contrato com a Record.

É bem provável que a maioria dos brasileiros ainda não conhecessem esse lado do Partido dos Trabalhadores, mas para os moradores do Rio Grande do Sul a prática é bem conhecida. Que o digam algum famosos jornalistas da imprensa local - mais de uma dezena - que perderam os seus empregos por pressão da administração petista que à época governava o Estado.

A presidência da Rede Record teria avisado Casoy de que o atual governo não admitia críticas, inclusive com ameças de cortes na publicidade estatal no Jornal da Record. e sugestões de nomes para substituí-lo. Infelizmente a Rede Record - como de resto as outras redes de jornalismo - se tornaram dependentes do capital governamental, que usa as verbas de publicidade como um meio de pressão. Acabou sobrando para o lado mais fraco, demitiram o jornalista.

No comments: