Atualmente a net já dispõe de uma série de acessórios que auxiliam bastante quem quer usar o micro como instrumento de comunicação; uma webcam e um microfone são exemplos de utilitários que ajudam muito na tarefa. Uma câmara supre uma das barreiras levantadas pelo(a) articulista na crônica citada, a falta do feedback, de ver no rosto do outro as reações que determinados assuntos provocam.
Uma pausa maior quando teclando, ou até mesmo uma queda do sistema durante a conversa, podem ser mal interpretados e julgados como uma fuga do diálogo. Mal entendidos que podem ocorrer até com uma certa freqüência para quem está conversando online. Isso sem falar na falta de esclarecimento, de entendimento, pode parecer simples, mas é extremamente difícil substituir um diálogo falado pelo teclado, a limitação imposta pela velocidade da digitação é evidente.
Eu posso dizer que já sofri alguns penaltis com isso, alguns mal entendidos que acabaram gerarando interpretações errôneas; ou muita coisa que acaba sendo deduzida, mas que na realidade nunca foi dita. Mas evoluiremos, como pessoas, e também evoluirão os equipamentos, para que no futuro esses desencontros virtuais sejam bem mais raros.
No comments:
Post a Comment