Monday, November 21, 2005

A Importância do Fio de Bigode

A palavra não existe: "legismania", vocábulo formado pela justaposição de "lex", legis, do laatim, que significa lei, mais "mania", do grego, que signfica hábito, prática repetitiva. Assim teríamos legismania, a mania de leis. Nos os brasileiros, temos essa mania de leis, achamos que tudo se resolve com uma nova lei.
Não estou defendendo uma sociedade anárquica, mas, por exemplo, escuto agora nossos dignos representantes no Senado e Câmara afirmarem que a única maneira de acabar com o caixa2 nas campanhas eleitorais é aprovando uma nova lei que imponha penas mais severas. Parecem querer nos dizer: aprovem uma nova lei por que do jeito que está o crime compensa!
Esse é um dos nossos maiores problemas, não somos éticos, somos legalistas, nós não deixamos de fazer qualquer coisa por que um mandamento ético (ou pelo que a consciência) nos aponta como errado; não!, isso não é motivo suficiente, só se o gesto for considerado (cominado) ilegal. Mesmo assim, ainda vamos cogitar da pena, sabe como é, muitas vezes a pena é branda, e neste caso o crime compensa!
É isso mesmo que você está lendo amigo, para que uma sociedade seja evoluída, para que as coisas dêem certo é preciso que a maioria dos cidadãos honrem o mandamento do "fio de bigode", isto é, que façam as coisas acreditando que é o certo e só por isso devem fazê-las e não por que alguém escreveu algo num pedaço de papel.
Certamente sempre haverão aqueles que não seguirão os mandames éticos, mas esses devem ser minoria, a escória, os pulhas que sempre existem em qualquer grupo.

No comments: