Wednesday, December 28, 2005

As Leis da Convivência

Isaac Asimov escreveu mais de 500 contos e romances e inventou o termo ''robótica''.´Asimov propôs em 1940 as famosas "três leis da robótica", como um contraponto à teoria de que o homem se tornaria escravo e/ou vítima das máquinas. Os robôs seriam programados para obedecer a três leis básicas:

1 - Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um homem sofra algum mal.
2 - Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos que em elas contrariem a primeira lei.
3 - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Eu tenho uma adaptação dessas leis da robótica à existência prática, as leis do dia-a-dia, eu aplico com as devidas adaptações aos meus mascotes, os meus cães. Eu sou um apaixonado por cães, mas não admito - em nenhuma hipótese - que um cão infrinja uma dessas três leis. Hoje, infelizmente um deles, justamente o meu preferido, atacou alguém aqui de casa, sem nenhuma razão. Confesso que fiquei muito triste, mas infelizmente ele teve de partir aqui de casa, ele não mora mais aqui.

No comments: