Thursday, December 15, 2005

Duros Ensinamentos

Esperar que um político admita claramente que estava totalmente errado na sua decisão, ainda mais quando essa decisão foi de mandar que suas tropas invadissem um país sem o menor motivo para isso, é esperar demais de um político. Bush foi até onde podia, o seu limite, até o limite dos políticos, disse que "é verdade que muito do que a inteligência informou estava errado." (i.e., não havia armas de destruição em massa) "Como presidente, eu sou responsável pela decisão de invadir o Iraque." E mais não disse porque não podia.

Essa declaração foi feita depois de 1.000 dias do início do confronto, depois de aproximadamente 30.000 mortes iraquianas, 2.140 mortes norte-americanos e um número ainda não estimado, embora menor, de mortes dos membros das forças aliadas. Nisso tudo fica uma lição, um ensinamento, fugir dos maniqueísmos, quem se associou imediatamente a causa americana, aqueles que emprestaram toda a credibilidade aos mocinhos, hoje devem estar se questionando.

Saddan era um ditador terrível? Não resta a menor dúvida, mas tudo tem que se feito dentro do império da lei para que possa ter legitimidade, as Nações Unidas existem para resolver este tipo de problema. A ninguém é dado o direito de arvorar como "paladinos do mundo", depois acontecem coisas desse tipo, aí confessam que estavam errados (?). Resolve afirmar isso agora?

No comments: