Friday, December 09, 2005

Zé Carioca

Depois do post anterior, sobre as nossas dificuldades como povo, lembrei da história desse personagem, que também nos caracteriza como povo, Zé Carioca. Ele é uma figura, um personagem do mundo dos cartoons, um papagaio verde-amarelo, que representa uma homenagem "interesseira" de Walt Disney aos brasileiros. Ele nasceu durante a segunda guerra mundial, quando o presidente norte-americano Roosevelt delegou a Disney uma função de emissário da boa-vontade, com a função de preparar o terreno para a obtenção da colaboração do Brasil, através de Getúlio Vargas, na campanha norte-americana na guerra.

Disney fez um excelente trabalho no seu personagem, conseguiu captar bem o espírito brasileiro, colocando nele certas características (nenhuma vontade ou vocação para o trabalho, pronto para as festas, namorador, sempre querendo levar vantagem em tudo, etc) que nos identificam e que estão um pouco na raiz dos nossos bem conhecidos problemas como nação.

A história nos conta que, a julgar pelos resultados, a missão de Disney foi bem sucedida, o Brasil acabou apoiando os norte-americanos na segunda-guerra, sendo destacada a sua atuação com a Força Expedicionária Brasileira - FEB na Itália. Cabe assinalar que o Presidente Getúlio Vargas, que também não era nada bobo, acabou trocando o apoio brasileiro aos norte-americanos pela construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda no município de igual nome.

No comments: